Implantoclínica Odontologia

Perda dos dentes: causas e cuidados

Implantoclínica | 30.Out

Perda dos dentes: causas e cuidados

A higiene bucal é um dos primeiros cuidados que aprendemos a ter com objetivo de prevenir muitos problemas, como exemplo, a perda de dentes que atinge pessoas no mundo inteiro. Associada não apenas ao envelhecimento, a perda dos dentes possui várias causas, podendo comprometer o seu sorriso e a sua autoestima. Pensando nisso, a IMPLANTOCLÍNICA compartilha informações especiais com você. 

 

CAUSAS

• Má higiene bucal:
 A higienização precária da boca pode causar cáries, um tipo de lesão dental que provoca buracos que enfraquecem as raízes dos dentes ocasionando a sua queda. O excesso de açúcar também pode causar a perda já que enfraquece o esmalte dentário, favorecendo a cárie

• Periodontite:
A periodontite é a causa principal da perda de dentes. Ela é uma infecção bacteriana crônica que atinge a gengiva e os ossos que sustentam os dentes. Quando a infecção não é tratada, destrói o tecido e o osso da gengiva, fazendo com que os dentes fiquem soltos. Por ser uma doença indolor e difícil de diagnosticar, é preciso ficar atento aos sintomas como inchaço, vermelhidão e sangramento na gengiva.

• Fatores de Risco:
A perda dentária é mais frequente em pessoas com a idade acima dos 35 anos, mas isso não quer dizer que jovens não correm perigo. Os fatores de risco para a perda de dentes são:

  • Histórico familiar;
  • Bruxismo;
  • Falta de atendimento odontológico;
  • Péssima higiene bucal;
  • Hábito de fumar;
  • Idade avançada;
  • Doenças pré-existentes (como exemplo diabetes; depressão ou insuficiência renal).

 

TRATAMENTOS
A primeira opção sempre deve ser a de cuidar e manter os dentes naturais. Mesmo que estejam quebrados, manchados, escurecidos, hoje dispomos de várias tecnologias que  permitem reparar e manter os dentes naturais. Em muitos casos, o paciente procura auxílio especializado somente em uma situação que já não é possível restaurar a saúde bucal e a remoção de dentes pode ser necessária. Para esses casos, o implante dentário  é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção para repor um ou mais dentes perdidos.

Para cada paciente, encontra-se uma solução. Você sabia que a IMPLANTOCLÍNICA tem uma equipe de especialistas renomados, mestres e doutores? Saiba mais, clicando aqui.

 

É POSSÍVEL PREVENIR!
Uma boa higiene bucal diária já é um bom caminho para evitar danos futuros em sua dentição. A cárie e a periodontite são causadas pelo acúmulo da placa bacteriana que é uma fina camada que reveste os dentes composta de restos alimentares e bactérias que ficam na boca. Para prevenir essas doenças, escove seus dentes no mínimo 3 vezes ao dia e use fio dental.

 

ORIENTAÇÕES DA IMPLANTOCLÍNICA
Ao cuidar bem de sua saúde bucal, você pode evitar a perda de dentes e, para auxiliar na prevenção, o indicado é que visite um dentista no mínimo a cada 6 meses. Confie a sua saúde bucal em uma clínica odontológica de confiança como a IMPLANTOCLÍNICA. Entre em contato e agende uma consulta conosco.

Pesquisar
Últimas Notícias