Implantoclínica Odontologia

O que você precisa saber sobre implantes dentários?

Implantoclínica | 29.Nov

O que você precisa saber sobre implantes dentários?

O implante dentário é, na verdade, uma estrutura que substitui somente a raiz de um ou mais dentes perdidos. Em seguida, um dente de resina ou outro material cerâmico é confeccionado de maneira personalizada e pode ser instalado no mesmo dia ou após alguns meses. Com isso, você conquista a funcionalidade e estética da boca, além de bem-estar.

 

TIPOS DE IMPLANTES

Os implantes dentários mais utilizados atualmente são feitos de titânio. O titânio apresenta uma propriedade ímpar que é de se ligar diretamente no tecido ósseo. Chamamos essa ligação de osseointegração.

Nos implantes mais modernos, a osseointegração é muito forte e permite usarmos menos implantes (até 3 ou 4) para repor todos os dentes perdidos. Essa evolução também permitiu implantes menores que possuem instalação menos traumática e também a possibilidade de se evitar a necessidade de enxertos ósseos adicionais.

Outro avanço recente, é a possibilidade da instalação dos novos dentes de forma imediata. No mesmo dia! Além do conforto de não ficar sem os dentes, a carga imediata também evita procedimentos cirúrgicos adicionais.

 

INDICAÇÕES

O implante dentário é recomendado quando o paciente já perdeu o dente ou quando o dente não possui condições de passar por um processo de recuperação. Para receber um implante, é preciso que as gengivas estejam saudáveis e os ossos adequados para a sustentação do pino.

 

CONTRA-INDICAÇÕES

Para fazer a colocação de um implante dentário, é preciso apresentar um bom estado de saúde já que o paciente passa por um procedimento cirúrgico. Um alerta importante é aos pacientes fumantes que podem apresentar um índice de complicações até 20 vezes maior em relação aos pacientes que não fazem uso de tabaco. Pode também não ser indicado em crianças e jovens que não tenham concluído o crescimento ósseo e em pacientes que utilizam medicamentos da classe dos bisfosfonatos, comumente utilizados para o tratamento da osteoporose. Esse tipo de medicamento atrapalha a remodelação óssea.

 

QUANTO TEMPO LEVA?

O tempo de colocação de um implante dentário pode variar de acordo com a saúde do paciente e da técnica a ser utilizada. Dependendo do caso, aqui na IMPLANTOCLÍNICA, conseguimos realizar um tratamento reabilitador com dentes fixos em até 4 horas.

Mas nem todos os casos são tão simples e podem requerer alguma técnica avançada de reconstituição facial. Casos complexos podem levar até dois anos de tratamento para garantir um resultado com excelência estética e funcional.

 

BENEFÍCIOS

O implante dentário traz qualidade de vida aos pacientes que optam por esse tratamento. Além de aumentar a autoestima por realçar a estética dental, melhora a mastigação, fonética e sociabilidade da pessoa. Alguns modelos de implantes atuais, ainda oferecem o benefício da garantia vitalícia do produto.

 

CUIDADOS

Após a colocação do implante dentário, é preciso ter alguns cuidados. Ele precisa de uma higiene bucal cautelosa e visitas regulares ao dentista para a manutenção, a fim de fazer com que ele dure o tempo previsto.

 

DIFERENCIAL DA IMPLANTOCLÍNICA

Quando se trata de implante dentário, é preciso ter confiança no profissional que você escolhe para realizar o processo. A IMPLANTOCLÍNICA apresenta profissionais experientes e possui tecnologia para resolver grande parte dos casos em poucas horas. Nossa equipe já realizou mais de 12 mil implantes.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação!